Comemorar o primeiro aniversário um projeto, independente da sua proporção, é um momento de reflexão, balanço e novas projeções. Há um ano, Cuiabá ganhava um novo hospital, resultado do trabalho de quatro médicos especialistas em ortopedista e traumatologia que decidiram assumir a missão de dar uma nova cara à Medicina exercida em Mato Grosso. Este novo rosto trouxe também um novo olhar para o trabalho médico. Acolhimento, humanização e modernidade foram os termos escolhidos para transformar no que hoje é o H-Bento.
Ando diariamente pelos corredores do hospital, exercendo tanto as funções de médico, como também de gestor da unidade. E é inevitável notar as diferenças entre o prédio que chegou até as nossas mãos e o que temos hoje. Ao lado dos meus parceiros Aleixo Petrenko, Alex Santiago e Vinícius Andrade, demos início em 2021 ao projeto que transformaria não só a parte estrutural e física de um hospital, mas o que tem por dentro dele. O jeito de trabalhar, de atender, de receber pacientes e familiares, a segurança oferecida para que as equipes médicas exerçam suas funções com excelência e qualidade, e principalmente, imprimimos uma nova marca no cenário médico local. A prova disso é o crescimento do corpo clínico do H-Bento, que conta com mais de 80 profissionais de diferentes especialidades.
Quando idealizamos o H-Bento um dos nossos objetivos era ser referência em ortopedia no estado e ampliar o rol de atendimentos, com a inclusão de médicos de outras especialidades. Tínhamos isso ainda em meio ao cenário pandêmico que atingiu a população no mundo todo. Entre as conquistas que conseguimos celebrar está a implantação do nosso Pronto Atendimento especializado em lesões na coluna, algo inédito em Cuiabá. A iniciativa surgiu da demanda deste tipo de atendimento, mas também, da sensibilidade do nosso hospital em compreender a importância de evitar o agravamento de dores e lesões dos pacientes com um atendimento mais especializado.
E o que dizer da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do H-Bento? Sob a coordenação do médico infectologista Abdon Salam Karhawi, uma das referências em Medicina em Mato Grosso, adotamos o cuidado com a saúde mental de pacientes internados em casos graves, assim como a de seus familiares. Novamente, o olhar sensível e humano ao próximo é uma das ferramentas de trabalho deste hospital. Medidas como o acompanhamento familiar 24 horas e leitos privativos mudaram as condições de saúde de nossos internados, com bons índices de recuperação e uma taxa de óbitos próxima da metade o índice visto no Brasil.
Por dentro do hospital também foram aplicadas mudanças. Isto porque entendemos que de nada adianta trocar de móveis, nome, pintar paredes ou construir novos espaços, se não houver uma transformação verdadeira de quem faz o trabalho acontecer. No H-Bento, remodelamos todos os nossos protocolos de atendimento, aderimos a novos softwares de gestão hospitalar, compramos equipamentos mais modernos, investimentos em novas áreas e repensamos tudo.
Mais do que crescer e expandir a sua atuação, aumentando as oportunidades de trabalho para médicos, o H-Bento transformou o olhar sobre o jeito de se fazer Medicina. E com isso, temos conquistado a confiança dos melhores profissionais de Mato Grosso, que a cada dia chegam para somar à nossa missão. Oferecer o melhor atendimento, com cuidado e atenção sempre foi o nosso objetivo, desde o primeiro dia deste enorme desafio.
Para o futuro, o desejo do H-Bento é de encontrar ainda mais profissionais dedicados e alinhados ao pensamento de que a Medicina é feita por seres humanos para seres humanos. Tendo isto em mente, queremos fortalecer o nosso compromisso com a sociedade mato-grossense e entregar mais do que um hospital de referência, mas um local seguro para pacientes, funcionários e a classe médica.
São mais de 365 dias de muito trabalho, resiliência, aprendizado, conquistas e o extremo e delicado cuidado com a vida, nosso bem mais precioso e que deve estar acima de todo e qualquer esforço. Que venham os próximos dias e que sejam ainda melhores!
Fábio Peres de Mendonça é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, com treinamento avançado em cirurgia de coluna e diretor do hospital H-Bento, em Cuiabá (MT).