Problemas na coluna aumentam durante pandemia; home office é o principal agravante

A pandemia do novo coronavírus mudou toda a rotina da sociedade.

A pandemia do novo coronavírus mudou toda a rotina da sociedade. Devido as medidas de restrição de circulação e aglomeração de pessoas, houve nesse período um aumento exponencialmente das atividades de trabalho remoto, conhecido como home office. As consequências dessas mudanças estão começando a surgir. Uma pesquisa desenvolvida pela UFMG, Fiocruz e Unicamp mostra um salto em problemas de coluna no período da pandemia.

As consultas com profissionais de ortopedia e a procura por doenças de coluna nos sites de busca cresceu no período de pandemia, um indício que confirma os dados da pesquisa.

Os principais fatores apontados como causadores deste crescimento são o trabalho remoto, as complicações emocionais geradas pela crise sanitária e a falta de atividade física, conta o médico especialista em coluna, Dr. Fábio Mendonça, presidente do Conselho Administrativo do Hospital H-Bento em Cuiabá.

A falta de ergonomia no trabalho realizado em casa causou e potencializou, principalmente, lesões de coluna e lombar. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades profissionais em home office em 2020.

“Observamos que as pessoas não têm estrutura para trabalhar em casa. Muitas passaram a utilizar a mesa e a cadeira da cozinha, o notebook sem apoio, mouse e os pés sem suporte. Tudo isso danifica a coluna e causa dores”, explica Dr. Fábio.

Essas dores podem se originar pela má postura, algum outro problema desenvolvido ao longo da vida ou ainda fatores genéticos. É importante se atentar para a frequência da dor: se ela dura mais de duas semanas, é indicado procurar um médico ortopedista.

Sobre exercícios, o médico especialista salienta que, no momento, muitas pessoas já estão sentindo-se seguras para retornar às atividades físicas, mas é preciso cautela. “Este retorno deve ser feito com cuidado, não adianta querer buscar recuperar todo o tempo perdido. É preciso ir com calma e aumentar a intensidade aos poucos. Se sentir dor ou tiver histórico familiar de problemas ortopédicos, procure um médico. No H-Bento temos uma sólida equipe de todas as especialidades de ortopedia e atendimento em clínica geral para te atender”, reforça.

Em Cuiabá, pela primeira vez, as pessoas podem contar com uma unidade de Pronto Atendimento exclusivo para lesões na coluna. A iniciativa inédita é do hospital H-Bento que vem fortalecendo sua presença nos atendimentos ortopédicos na capital.

PA 24h de Coluna e Clínica Média

De forma pioneira, o H-Bento implantou em Cuiabá o Pronto Atendimento 24h exclusivo para lesões na coluna, criado a partir de uma demanda da unidade e necessidade de tratamento e medicação imediatos. A ideia é evitar o agravamento das dores e lesões. Referência em Ortopedia, a iniciativa inédita do hospital vem fortalecendo sua presença nos atendimentos ortopédicos na capital.

Além disso, o H-Bento ampliou seu rol de especialidades e passou a atender ainda áreas como neurologia, cardiologia, hematologia, infectologia e urologia.

Sobre o H-Bento

Antigo hospital Só Trauma, em Cuiabá, o Hospital H-Bento foi adquirido por um grupo de médicos com sólida experiência em cirurgias de coluna. A equipe chega com uma nova proposta, com o objetivo de manter a excelência da instituição em ortopedia e traumatologia, mas ampliando o catálogo de especialidades. A unidade hospitalar assume ainda uma proposta que deve aliar conhecimento, tecnologia, uma administração moderna e atendimento humanizado.