O médico ortopedista e cirurgião de mão Adriano Bastos Pinho, do Hospital H-Bento, é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Mato Grosso (SBOT-MT). Conselheiro na gestão anterior, ele assumiu a função no dia 11 de janeiro e responderá pelo cargo no biênio 2023/2024, quando pretende promover a valorização do profissional e a divulgação da entidade e sua importante função para a especialidade.
Para Adriano Pinho, trata-se de um misto de honra e responsabilidade, pois tem sobre seus ombros o peso de dar continuidade ao que vinha sendo feito pelos colegas na SBOT-MT e avançar ainda mais. “A melhoria contínua talvez seja o grande desafio, principalmente em um período de pós-pandemia, em que temos que nos reinventar no sentido de aprimorar continuamente o trabalho realizado pela entidade”, reconhece.
Outro desafio, segundo ele, é divulgar a SBOT-MT e a importância da participação e da contribuição dos profissionais. “As pessoas e até os médicos acabam não sabendo muito bem o que a instituição faz, então vamos trabalhar muito essa questão. Sem os médicos participarem, através do pagamento da sua anuidade, ficamos sem recursos para realizar eventos como o Congresso Pantaneiro de Quadril e Dor, que será em abril, em Cuiabá, com palestrantes de renome”, exemplifica.
Adriano Pinho pretende ainda fazer com que a SBOT-MT atue fortemente no fomento à valorização do profissional. “Todos sabem da importância. Hoje não há como você ter um hospital de média complexidade sem ortopedista. Onde existe qualquer tipo de lesão que seja traumatológica, será necessária a atuação de um profissional especializado para esse atendimento”, ressalta.
Reconhecimento
O presidente do H-Bento, Fábio Mendonça, manifestou grande satisfação em ter um dos mais antigos ortopedistas da instituição – quando ainda se chamava Só Trauma – ocupando a presidência da SBOT-MT. Em sua análise, é também uma mostra de que o hospital traz em seus quadros os mais experientes e preparados profissionais dentro da especialidade.
“Eu me formei em 2006, na UFMT, e desde então conheço e convivo com vários ortopedistas. Historicamente, a ortopedia sempre teve uma grande representação através do H-Bento, alternada em diferentes instituições da Capital e do estado. Agora, Adriano é uma força a mais da classe da ortopedia em Mato Grosso”, avaliza.
Fábio Mendonça aproveita para dizer que a SBOT-MT pode contar sempre com o H-Bento, que empenhará seu apoio em todos os sentidos. “Na função de presidente do hospital estarei de portas abertas, cabeça aberta e como um braço forte em prol de defesa da Ortopedia de Mato Grosso. Pode contar com o hospital H-Bento, que é a nossa casa, a casa de todos”, finaliza.