Modernização em “carrinhos beira leito” garante maior segurança a pacientes internados

A segurança no tratamento medicamentoso é uma das preocupações do atendimento a pacientes do H-Bento. Recentemente, a instituição investiu na modernização dos tradicionais “carrinhos beira leito”, utilizados para organizar e facilitar o transporte e manuseio de medicamentos. Com um sistema de automatização, o que antes era manual, tornou-se totalmente digitalizado. O resultado é uma maior segurança para as equipes no momento da medicação, diminuindo o risco de erros.

A modernização, explica o diretor do H-Bento, o ortopedista Fábio Mendonça, faz parte das ações da nova gestão do hospital, que assumiu a unidade em 2021. A checagem automatizada, além de otimizar o trabalho das equipes de enfermagem, com a leitura mais ágil do diagnóstico, quadro clínico e prescrições de cada paciente, também melhora os protocolos de segurança durante a medicação.

“Já fazíamos o trabalho de dupla checagem, em que o H-Bento era um dos poucos hospitais no Brasil a realizar isso. Agora com o novo sistema, este trabalho ficou ainda mais seguro, pois desde a prescrição do medicamento até que ele chegue ao paciente, tudo é eletronicamente verificado. A prática das equipes também pode ser acompanhada, com a preparação da medicação, sendo feita na frente do paciente e seus acompanhantes”, conta.

De extrema importância em uma unidade hospitalar, o carrinho beira leito traz as principais medicações consumidas pelos pacientes e possibilita aos profissionais da Enfermagem mais tempo e atenção nas rondas diárias pela unidade. No caso do sistema automatizado, um medicamento só é liberado após a leitura do código de barras de cada paciente, contendo todo o seu histórico e prescrição médica. Isto inclui não só o medicamento, como a dosagem e periodicidade.

“O H-Bento tem a modernização como um de seus pilares, por isso, tudo o que há de mais recente, tecnológico e funcional para a realidade do trabalho médico nos interessa. Os benefícios disso são refletidos tanto na rotina dos profissionais, quanto na qualidade do atendimento aos pacientes”, finaliza Fábio Mendonça.

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