H-Bento amplia rol de especialidades no Pronto Atendimento 24 horas

Referência em Ortopedia, hoje o hospital atende ainda áreas como neurologia, cardiologia, hematologia, infectologia e urologia

É imprescindível que um Pronto Atendimento esteja preparado para avaliar rápida e seguramente qual é o procedimento mais adequado para cada paciente. É um momento em que a pessoa está fragilizada, temerosa e precisando de amparo, acolhimento. Com base nessas premissas o hospital H-Bento (antigo Sotrauma) promoveu uma série de mudanças em seu PA 24h, oferecendo um atendimento generalista, sem perder de vista seu diferencial, que é a Ortopedia.

O Pronto Atendimento do H-Bento conta hoje com uma equipe formada especificamente para coordenar a Gestão Médica do setor, formada pelos clínicos gerais e cardiologistas Daniel Diehl, Felipe Zarour e Jamila Xavier. “Durante muito tempo as pessoas viam o hospital apenas pelo viés ortopédico e agora ele tem um pronto atendimento clínico 24 horas por dia com acesso às mais diferentes especialidades médicas”, frisa Daniel.

Mas estas não foram as únicas mudanças, salienta ele. “Nos últimos meses nós implantamos a triagem. Então, os pacientes são atendidos e triados conforme a gravidade, baseado em protocolos mundialmente utilizados. O paciente entra no hospital e a equipe de enfermagem consegue definir se ele tem uma prioridade alta ou baixa, e dessa forma garante segurança e agilidade no atendimento”, explica. Ademais, segundo ele estão sendo implementados protocolos mais específicos de atendimento, como para dor no peito, derrame cerebral e para dores na coluna.

O H-Bento também possui hoje uma maior capacidade de atendimento pós entrada. “Existe uma retaguarda cirúrgica, com acesso a exames complementares durante 24 horas e uma UTI segura e humanizada. Quem vai ao pronto atendimento talvez precise ser internado em uma unidade de terapia intensiva. É importante para o paciente ter a segurança de que, se for preciso algum procedimento, o hospital terá condição de fazê-lo, não deixando a pessoa desassistida”, salienta.

Daniel Diehl acrescenta ainda outro fator significativo nos atendimentos de urgência e emergência. “É preciso ter rapidez. Com certeza você quer ser atendido rápido em qualquer lugar, como em um restaurante ou uma loja. Em um hospital isso é ainda mais importante”, compara o médico, lembrando que há um projeto de ampliação do PA 24 horas em andamento e que deve começar a ser viabilizado em breve.

PA de Coluna

De forma pioneira, o H-Bento implantou em Cuiabá o Pronto Atendimento exclusivo para lesões na coluna, criado a partir de uma demanda da unidade e a necessidade de tratamento e medicação imediatos. A ideia é evitar o agravamento das dores e lesões.